quinta-feira, 15 de março de 2012

Padres de Betim, não estamos mortos!!

Prezados amigos,

Salve Maria!

 Recebemos uma carta da Una Voce Brasil querendo saber a quantas andam a realização de Missas Tridentinas aqui em Betim:

"Gostaríamos de saber sobre a situação da missa tridentina em sua região. Como, quando e quantos são aqueles que participam. Gostaríamos de saber se há dificuldades, se há carência de material, etc."

Veja o que respondemos:

Respondendo a respeito da realização de Missas Tridentinas aqui em Betim/MG, temos péssimas notícias. Aqui, desde a reforma litúrgica de 1970, tivemos uma única missa tridentina no dia 16 de novembro de 2.011. Tivemos de suplicar um padre uma capela emprestada (uma capela bastante apertada, sem ventilação, feita para “abrigar” o Santíssimo Sacramento) e o padre que veio de Contagem/MG celebrar foi o Pe. Jair Gonçalves Filho.

Ao padre que tivemos de suplicar a capela, nos permitiu uma única missa durante o mês, missa esta numa quinta feira, as 19:30 horas. Nos colocou bastante empecilhos para ver se desistíamos, entretanto, aceitamos tudo de bom grado.

Conforme disse, foi a única missa que tivemos aqui por estas razões que passo a expor:

Aqui em Betim, tem uma famigerada reunião dos padres das foranias Nossa Senhora do Carmo e Nossa Senhora da Conceição. São 11 paróquias na cidade que compõem as duas foranias. Eles têm estas reuniões uma vez por mês e na última reunião, decidiram que nesta cidade não haveria mais missa tridentina, contrariando as ordens do Motu Proprio Summorum Pontificum e da Instrução “Universae Ecclesiae” da Pontifícia Comissão Ecclesia Dei.

Arbitrariamente nos tolheram o direito de termos missas tridentinas aqui sob pretexto algum. Insta ressaltar que, antes de convidarmos o Pe. Jair (de Contagem/MG) para vir celebrar aqui, fomos ter com quase todos os padres da cidade para suplicá-los (a palavra é esta mesma) que celebrasse missa tridentina para nós aqui, entretanto, com todas as respostas negativas, fomos procurar outro padre em outra cidade. Esta história pode ser acompanhada aqui.

Tivemos a notícia de que não teríamos mais missa tridentina aqui em Betim por ordem expressa dos padres desta cidade há uns 15 dias e desde então, estamos recolhendo assinaturas (embora este procedimento seja desnecessário) e faremos uma petição ao Sr. Arcebispo Metropolitano, D. Walmor Oliveira de Azevedo que, inclusive é membro da Congregação para a Doutrina da Fé, pedindo que se aplique os documentos referidos nesta carta a fim de satisfazê-los completamente.

Na região (Contagem/MG) tem missas esporadicamente e na Capital, tem missas todos os domingos as 9:30 na Capela do Colégio Monte Calvário.

Pelo site Missa Tridentina, observei que aqui em Minas temos missa em Guaxupé e Passos, atendidos pela FSSPX, Guricema, atendidos pela Adm. Apostólica S. João Maria Vianney, Itajubá e Juiz de Fora.

Estamos em luta pela Missa Tridentina. Não vamos cessar até que em todos os lugares onde há fiéis desejosos, haja missa dominical.

In Iesum per Mariam.

-Geovanne Moreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário