quinta-feira, 4 de outubro de 2012

A Eucaristia - Parte I


Ecce Agnus Dei

Nós católicos temos, com a graça de Deus, um dos maiores presentes que Nosso Senhor Jesus Cristo poderia ter nos deixado: A Santa Missa. Deus, através de Sua infinita misericórdia, nos permite que através da renovação do Sacrifício do Calvário, possamos a cada celebração eucarísitica, de forma perfeita e completa, adorarmos a Deus Todo Poderoso, nosso Criador.

Porém, infelizmente, no advento das heresias modernistas que adentraram a Igreja, os católicos estão perdendo o conhecimento do significado da Santa Missa. Muitos, devido a motivos dos mais diversos, que vão desde a negligência de boa parte do clero ao cuidado com a evangelização, até a negligência do próprio fiel no que diz respeito a sua fé, e sua própria salvação, estão alheios aos benefícios que recebemos a cada participação da Santa Missa.

Assim, nas próximas semanas, a Ass. Cultural Nossa Senhora Auxílio dos Cristãos vai trazer um importante estudo baseado nas sagradas escrituras e nos Pais da Igreja sobre a Eucaristia, traduzido deste site.

Prenúncio do Sacrifício Eucarístico

Gênesis 14,
18. Melquisedeque, rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo, mandou trazer pão e vinho,
19. E abençoou Abrão, dizendo: “Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, que criou o céu e terra!

Aqui é a primeira vez que encontramos a palavra sacerdote no AT. Melquisedeque é ao mesmo tempo sacerdote  e rei e oferece um sacrifício de pão e vinho a Deus.

Salmos 76 (75),
2. Deus se fez conhecer em Judá, seu nome é grande em Israel.

Melquisedeque é o Rei de Salem. Salem é a futura Jerusalem, onde Nosso Senhor Jesus Cristo, eterno Sacerdote e Rei, estabeleceu o Seu reinado e o sacrifício eucarístico, sob a aparência de pão e vinho.

Salmos 110 (109),
4. O Senhor jurou e não se arrependerá: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedec.

Esta é a profecia que indica Nosso Senhor Jesus Cristo como eterno sacerdote e rei da mesma forma como Melquisedeque, sacerdote misterioso. Esta profecia nos obriga a olhar para um eterno sacrifício de pão e vinho no futuro. Assim, ela só se realiza no sacrifício eucarístico da Igreja Católica.

Malaquias 1,
11 Porque, do nascente ao poente, meu nome é grande entre as nações e em todo lugar se oferecem ao meu nome o incenso, sacrifícios e oblações puras. Sim, grande é o meu nome entre as nações - diz o Senhor dos exércitos.

Esta é a profecia de uma oferenda pura, que será oferecida desde o nascer até o pôr do Sol em todos os lugares. Assim haverá apenas um sacrifício e ele será oferecido em muitos lugares no mundo. Esta profecia é cumprida apenas na Igreja Católica, nas Santas Missas ao redor do terra, onde o sacrifício de Cristo que transcende o tempo e o espaço é oferecido para nossa salvação. Se esta profecia não é cumprida pela Igreja Católica, então Malaquias é um falso profeta.

Êxodo 12,
14 Conservareis a memória daquele dia, celebrando-o com uma festa em honra do Senhor: fareis isso de geração em geração, pois é uma instituição perpétua.
17 Guardareis (a festa) dos ázimos, porque foi naquele dia que tirei do Egito vossos exércitos. Guardareis aquele dia de geração em geração: é uma instituição perpétua.
24 Observareis esse costume como uma instituição perpétua para vós e vossos filhos.

A festa do cordeiro é uma instituição perpétua. Ela dura para sempre, mas ainda não havia sido cumprida.

Êxodo 29,
38. “Eis o que sacrificarás sobre o altar: dois cordeiros de um ano em cada dia, perpetuamente.
39. Oferecerás um desses cordeiros pela manhã e o outro entre as duas tardes.

Deus ordena que os israelitas ofereçam os cordeiros sobre o altar. A palavra “oferta” é a mesma que Nosso Senhor Jesus Cristo usou para instituir a oferta eucarística de Si mesmo.

Levítico 19,
22. O sacerdote fará por ele a expiação diante do Senhor com o carneiro do sacrifício de reparação pelo pecado cometido; e o seu pecado lhe será perdoado.

Os sacerdotes da antiga aliança faziam a expiação dos pecados com a oferta de um animal que deveria ser consumido. Nosso Senhor Jesus Cristo, Sumo Sacerdote da Nova e Eterna Aliança, expiou nossos pecados pelo Seu sacrifício, e Ele também deve ser consumido.

Jerêmias 33,
18. E, diante de mim, não faltarão jamais descendentes aos sacerdotes e aos levitas para oferecer os holocaustos, queimar as oferendas e celebrar o sacrifício cotidiano.

Deus promete que seu reino terreno será composto de um sacerdócio sacrificial para sempre. Esta promessa foi cumprida pelos sacerdotes da Igreja Católica, que oferecem sacramentalmente o sacrifício de Nosso Senhor Jesus Cristo, do nascer ao pôr do Sol, em cada Santa Missa ao redor do mundo.

Zacarias 9,
15. O Senhor dos exércitos protegerá Israel; eles devorarão os atiradores de funda e os pisarão aos pés, e beberão o seu sangue como vinho; ficarão fartos como a taça dos sacrifícios, e saturados como os cornos do altar.
16. O Senhor seu Deus lhes assegurará a vitória. Naquele dia, o rebanho de seu povo brilhará sobre a terra como as pedras de um diadema.

Esta é a profecia de que os filhos de Sião, que é o local de estabelecimento do sacrifício eucarístico, devem beber o sangue como vinho e serem salvos.

2 Crônicas 26,
18 Resistiram ao rei Ozias e lhe disseram: Não compete a ti, Ozias, queimar incenso ao Senhor, mas aos sacerdotes da estirpe de Aarão, que foram consagrados para esse fim. Sai do santuário, porque prevaricaste, e isso não será para ti honra diante do Senhor Deus.

Só os sacerdotes validamente consagrados serão capazes de oferecer o sacrifício a Deus. Os sacerdotes católicos da Nova Aliança estabelecem o sacerdócio sacrificial de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário